Powered By Blogger

terça-feira, 20 de outubro de 2015

a importância da educação pré-escolar e os manuais



Se durante muitos anos se pensava que a passagem pelo pré-escolar era uma possibilidade apenas acessível a uma certa classe média informada, hoje assume-se que o direito a uma educação pré-escolar é para todas as crianças. Reconhece-se o seu papel determinante no início de um processo de educação que se desenvolverá ao longo de toda a vida.

 

Os estudos mais recentes apontam para um número muito mais amplo de competências à frente das quais se encontra a capacidade de aprender a aprender. Em seguida surgem as competências sociais de cooperação, isto é a capacidade de a criança se inserir num grupo de pares e de cooperar com eles no desenvolvimento de tarefas comuns. 


Para atingir estas competências as crianças devem demonstrar a capacidade de fazer amigos e de serem aceites no grupo de colegas – é no pré-escolar que se iniciam as grandes amizades e se aprende a cooperar. 

A capacidade de autocontrolo é uma competência básica para a inserção no 1.º ciclo. Quer nas interações sociais que desenvolve, quer nos processos de gestão das atividades em sala de aula, a criança precisa de domínio pessoal, de concentração, de estar atenta aos outros, de prescindir da satisfação imediata das suas necessidades, de uma disciplina não apenas do corpo mas, também, interior. É no pré-escolar que se inicia este processo de forma progressiva e natural. ( Teresa Vasconcelos)

Este ano lectivo 2015/2016, as crianças da sala 3 do Pré-Escolar vão ter novos manuais de atividades, chama-se O Ursinho Marujinho. É o manual da Soregra , que procura promover práticas motivadoras, intencionais e sistemáticas para potenciar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
É um projeto inovador que segue as orientações pedagógicas e didácticas das novas brochuras veiculadas pelas Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar do Ministério da Educação para a realização de atividades e contexto de jardim-de-infância. Procura motivar para uma aprendizagem rica, significativa e desafiante, orientando e apoiando o educador na planificação/organização das actividades.





Sem comentários:

Enviar um comentário