Powered By Blogger

sábado, 3 de outubro de 2015

As atividades que privilegiam os aspetos cooperativos e o desenvolvimento da psicomotricidade









  • Numa época de novas tecnologias, em que o computador, o telemóvel e o comando da televisão são os melhores amigos do Homem, os jogos tradicionais vão sendo deixados para segundo plano.





  • Hoje em dia, já é mais raro brincar na rua como se fazia antigamente... E as tradições vão sendo esquecidas.


    É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela adquire a imagem do seu corpo, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que a criança comece a conhecer: o corpo, os órgãos e as suas funções, e ao ter esse conhecimento ela poderá interagir.


    livremente tentaram controlar o movimento da bola em 3 tempos.


    Estas actividades estimulam:

    - a psicomotricidade;

    - atenção e concentração;
    - o conhecimento do corpo;









  • Por isso, fomos para o recreio no exterior conhecer o nosso movimento com o corpo e através de  jogos de grupo 


                                              

    As atividades que privilegiam os aspetos cooperativos são importantes
    por contribuírem para o desenvolvimento do
    sentido de pertencer a um grupo





     Nelas, ninguém perde, ninguém é isolado ou rejeitado porque falhou.
    Quando há cooperação todos ganham, baseados num sistema de ajuda mútua.



    O que é a Psicomotricidade?
    A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das actividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
    A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da acção, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afectividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
    Na Educação de Infância, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objectivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

     













Sem comentários:

Enviar um comentário