Olá família da sala 3 ...estou aqui para vos falar do início da ORGANIZAÇÃO da nossa sala e do que estamos a fazer, onde e porquê....
A organização do espaço educativo deve estar em
sintonia com o método de trabalho de cada educador.
Neste sentido preconiza-se
uma sala que tenha espaços adaptados às necessidades
das crianças, visando um conhecimento das suas próprias experiências de vida.
Tendo em conta, a principal meta,
conseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível
individualmente e em contextos de grupo.
O arquivo dos trabalhos produzidos é feito em caixas organizadoras
identificadas para promover a autonomia das crianças
A sala de actividades
transforma-se no local onde se organiza e regista o saber, pelo que deverá ser
um sistema flexível, vivo e em mudança.
Em suma o espaço está organizado por “cantos”,que são
espaços abertos dentro da própria sala,cuja organização e decoração resulta de
um trabalho conjunto de todos os intervenientes, este senso colectivo é
igualmente responsável por quase todas as decisões que envolvem o nosso
quotidiano Neste contexto propõe-se o respeito pela criança e pela sua
infância, a priorização do pensamento divergente, a estética da vida e do
viver, o amor à natureza e ao meio ambiente, o convívio humanizador e o culto
aos valores humanos.
A
organização do espaço e materiais da sala de actividades é flexível e faz-se de
acordo com as necessidades e evolução do grupo, pelo que pode sofrer
modificações ao longo do ano lectivo.
As regras
gerais da sala foram discutidas e elaboradas em conjunto. Estas regras
resultaram de sucessivas conversas em grande grupo que permitiram ir ajustando
às realidades emergentes.
Áreas dentro da sala:
1. Do conto, da narrativa, das canções, das lenga-lengas, dos
trava – línguas, das adivinhas, das poesias, das conversas, das partilhas, das
combinações.
2. Do
faz de conta, da imaginação, da liberdade de criar, da exteriorização do que me
amargura ou dá prazer, daquilo que gostaria de ser, do que sou
3. Do jogo de mesa,
do jogo com regras, do jogo com amigos e não só, onde os adultos também jogam comigo,
onde também posso criar, descobrir, experimentar conceitos matemáticos e físicos.
4.
Do jogo de chão, onde as regras são mais
flexíveis, faço igualmente experiências matemáticas e físicas, faço amigos e
menos amigos, imagino e crio.
5.
Da
garagem onde posso brincar e aprender
regras de transito e segurança rodoviária ( vão ser expostos cartazes sobre prevenção e colocando um
tapete de grandes dimensões com o esquema de uma cidade,sinais de transito e
todo material produzido relacionado com esta temática.
6.
Da Arte
que tanto gosto e que me permitem sujar, experimentar, sentir, cheirar,
criar, recriar, viver com gosto e liberdade momentos deliciosos.
7.
Das expressões
com materiais adequados a aprendizagens mais formais, matemática e
escrita - onde crio, invento, mas também cumpro regras lógicas, delineo o meu
traço, a minha capacidade de cortar, de colar, de escrever.
8.
Da nossa natureza, onde vejo como se trata, como
se desenvolve, onde posso tratar sozinho, ver nascer, ver crescer.
Do Cantinho multimédia e biblioteca onde a utilização dos recursos existentes :livros, computador, onde posso ver livros , jogar, escrever, adquirindo competências no domínio da comunicação , da investigação, das expressões.
Basear-se-ão
todas as atividades em aprendizagens significativas que contribuam para que as
crianças se sintam participantes do mundo que as cerca, trabalhem de forma
cooperativa para o seu desenvolvimento pessoal e social.
Sem comentários:
Enviar um comentário