Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Olá família da sala 3 ...estou aqui para vos falar do início da ORGANIZAÇÃO da nossa sala e do que estamos a fazer, onde e porquê....







Olá família da sala 3 ...estou aqui para vos falar do início da  ORGANIZAÇÃO da nossa sala e do que estamos a fazer, onde e porquê....




          A organização do espaço educativo deve estar em sintonia com o método de trabalho de cada educador.
 
 Neste sentido preconiza-se uma sala que tenha espaços adaptados às necessidades das crianças, visando um conhecimento das suas próprias experiências de vida. Tendo em conta, a principal meta,  conseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível individualmente e em contextos  de grupo.



                                    O arquivo dos trabalhos produzidos é feito em caixas organizadoras
identificadas para promover a autonomia das crianças



A sala de actividades transforma-se no local onde se organiza e regista o saber, pelo que deverá ser um sistema flexível, vivo e em mudança.
Em suma  o espaço está organizado por “cantos”,que são espaços abertos dentro da própria sala,cuja organização e decoração resulta de um trabalho conjunto de todos os intervenientes, este senso colectivo é igualmente responsável por quase todas as decisões que envolvem o nosso quotidiano Neste contexto propõe-se o respeito pela criança e pela sua infância, a priorização do pensamento divergente, a estética da vida e do viver, o amor à natureza e ao meio ambiente, o convívio humanizador e o culto aos valores humanos.

A organização do espaço e materiais da sala de actividades é flexível e faz-se de acordo com as necessidades e evolução do grupo, pelo que pode sofrer modificações ao longo do ano lectivo.

As regras gerais da sala foram discutidas e elaboradas em conjunto. Estas regras resultaram de sucessivas conversas em grande grupo que permitiram ir ajustando às realidades emergentes.
Áreas dentro da sala:

1.     Do conto, da narrativa, das canções, das lenga-lengas, dos trava – línguas, das adivinhas, das poesias, das conversas, das partilhas, das combinações.



2.     Do faz de conta, da imaginação, da liberdade de criar, da exteriorização do que me amargura ou dá prazer, daquilo que gostaria de ser, do que sou

3.     Do jogo de mesa, do jogo com regras, do jogo com amigos e não só, onde os adultos também jogam comigo, onde também posso criar, descobrir, experimentar conceitos matemáticos e físicos.


4.      Do jogo de chão, onde as regras são mais flexíveis, faço igualmente experiências matemáticas e físicas, faço amigos e menos amigos, imagino e crio.

5.      Da garagem  onde posso brincar e aprender regras de transito e segurança rodoviária ( vão ser expostos  cartazes sobre prevenção e colocando um tapete de grandes dimensões com o esquema de uma cidade,sinais de transito e todo material produzido relacionado com esta temática.

6.      Da Arte  que tanto gosto e que me permitem sujar, experimentar, sentir, cheirar, criar, recriar, viver com gosto e liberdade momentos deliciosos.

7.      Das expressões  com materiais adequados a aprendizagens mais formais, matemática e escrita - onde crio, invento, mas também cumpro regras lógicas, delineo o meu traço, a minha capacidade de cortar, de colar, de escrever.

8.      Da nossa natureza, onde vejo como se trata, como se desenvolve, onde posso tratar sozinho, ver nascer, ver crescer.



Do Cantinho multimédia e biblioteca onde a utilização dos recursos existentes :livros, computador, onde posso ver livros , jogar, escrever, adquirindo competências no domínio da comunicação , da investigação, das expressões.

Sem comentários:

Enviar um comentário