em jardim-de-infância, percebemos que a sua aprendizagem é construída a partir
da curiosidade e interesse das crianças, sendo desenvolvida de forma natural a
partir das experiências do grupo (ver Hohmann & Weikart, 1995). Nesse modelo os
adultos procuram estimular o pensamento e raciocínio matemático, propiciando-lhes
um ambiente rico em linguagem, encorajando e valorizando o seu pensamento
e explorações e colocando desafios à criança para que esta possa desenvolver
capacidades de resolução de problemas.
A troca do lúdico como principal
da curiosidade e interesse das crianças, sendo desenvolvida de forma natural a
partir das experiências do grupo (ver Hohmann & Weikart, 1995). Nesse modelo os
adultos procuram estimular o pensamento e raciocínio matemático, propiciando-lhes
um ambiente rico em linguagem, encorajando e valorizando o seu pensamento
e explorações e colocando desafios à criança para que esta possa desenvolver
capacidades de resolução de problemas.
A troca do lúdico como principal
quantos queres - aprendemos a fazer esta dobragem e decoramos e vamos colar números que recortamos até 6
como fazer....Segundo Ferreira (2008) o recurso aos jogos no ensino é importante na medida
em que, através do jogo, a criança desenvolve capacidades afetivas, tais como a
autonomia, o espírito de equipa e de cooperação, destreza na argumentação e
na tomada de decisões;possuem, ainda,
propriedades intrínsecas que permitem o desenvolvimento de determinadas
capacidades nos jogadores, que são uteis no processo de ensino e aprendizagem
da matemática.
Materiais:
• Uma folha de papel
• Um lápis ou caneta
• Uma tesoura
Como fazer:
Dobre o papel como se fosse um barco a vela e corte o pedaço de papel que sobra.
Agora desdobre o papel e verá que já vai estar marcado, se quiser pode marcar com um lápis.
Dobre de novo e forme um X.
Agora dobre a ponta do papel.
Dobre o resto das 4 pontas até fechar.
Agora vire e dobre todas as pontas.
Continue dobrando e depois vire o papel e numere.
Abra ele e escreva algo em cada numero
Vire de novo e pinte de quatro cores diferentes os cantos.
Dobre com os dedos até ficar estas “montanhas”
Está pronto, coloque os indicadores e dedões de cada mão no seu brinquedo novo e peça a alguém para falar uma cor, vamos supor amarelo, você vai até o amarelo e pede para escolher um numero, ela escolhe, por exemplo, cinco e você abre e lê para ele o que você escreveu.
Este é um dos muitos jogos tradicionais/sociais que fazemos na nossa
sala... Mas há mais: o jogo das cadeiras, o jogo do mata, corrida de
sacos, o jogo do berlinde, cartas várias, dominós, etc. etc. etc. mas
queremos mais, queremos jogar muitos outros jogos. Quem dá sugestões?
Sem comentários:
Enviar um comentário