A noção de risco é também variável conforme os actores em presença. Aquilo que constitui risco para um
organismo jovem pode não ser considerado risco para um adulto ou para um organismo mais experiente. Uma definição operacional de risco deve ser associada á probabilidade de acidente: um contexto torna-se de risco quando a ocorrência de acidentes ultrapassa significativamente as ocorrência observadas em outros contextos.O utilizador dos espaços é parte do problema: pelos seus comportamentos, pelas suas características, pelo nível de compreensão da própria situação de risco.
O comportamento infantil depende essencialmente das solicitações ambientais e consequentemente, a
segurança deve partir deste ponto de vista. A fundamentação teórica para desenvolver uma abordagem desta natureza pode ser encontrada na psicologia ecológica, desenvolvida por Gibson (c.f. Gibson, 1979, para mais detalhe). Esta perspectiva minimiza o papel que as operações cognitivas superiores têm na percepção que um animal tem do seu envolvimento. Para Gibson e seguidores a percepção está em larga escala dependente daspossibilidades de acção do organismo, consideradas como um a prioridade percepção. Um envolvimento não épois percebido a partir das suas propriedades físicas primárias, mas da relação entre as suas propriedades e as características do sujeito actor. A relação entre actor e envolvimento tornou-se indissociável.
É importante pois sensibilizar as nossas crianças para os tipos de situações e nada melhor do que uma história aqui vai clica aqui e- livro nós e os riscos
vamos participar num desafio feito pela protecção civil |
falamos das profissões que ajudam as pessoas em caso de perigo público |
Muito importante este trabalho que estão a desenvolver... meninos lindos :)
ResponderEliminar