Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

a história dos moinhos.... momentos

         A CONSTRUÇÃO DOS MOINHOS DE VENTO

 Molinologia _moinhos _de _vento _esquema _moinhoPara percebermos como se construía um moinho de vento, temos que nos situar no fim da Idade Média, bem antes da industrialização, quando muitos dos actuais princípios eram desconhecidos. Senão vejamos: o papel era um bem raro; o sistema métrico, tal como hoje é usado, não existia; o cimento era feito com outros materiais; os sistemas construtivos eram outros e os materiais, obviamente também.
A construção de moinhos de vento até aos séculos XVI/XVII era radicalmente diferente da que hoje se pratica. Em termos práticos podemos considerar que a forma associada aos moinhos de vento tal como os conhecemos hoje, data do Séc. XVII, tendo as velas triangulares sido introduzidas no Séc. XVIII.

Sistemas tradicionais de moagem

A evolução dos sistemas de moagem está directamente ligada à evolução tecnológica e ao domínio e utilização de variadas fontes de energia. Assim, nos sistemas tradicionais de moagem começamos por assistir à utilização da energia muscular (do homem ou dos animais), depois da água (cursos de água e marés) e posteriormente, do vento. Esta última fonte de energia é a utilizada pelos moinhos de vento, os quais são caracterizados por uma construção básica que alberga o sistema de moagem (as mós e os componentes relacionados) e que suporta o sistema motor e de captação de vento (as varas e as velas ou pás, etc.).
Como a direcção do vento é variável, é necessário que o sistema de captação do vento ou o moinho no seu todo possam rodar em torno de um eixo de forma a permitir a utilização eficiente da fonte de energia eólica. Assim há:

Molinologia _moinhos _de _vento _moinho 002 
 moinhos de poste rodando a maior parte da sua estrutura sobre um poste
 moinhos de torre em que roda apenas o capelo
 Molinologia _moinhos _de _vento _moinho 003
 Molinologia _moinhos _de _vento _moinho 004
 moinhos giratórios em que o todo roda (sobre duas rodas) em torno de um eixo excêntrico cravado no solo

                                                     aprendemos   a   canção do moinho


 




Sem comentários:

Enviar um comentário