as crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia a dia.
iv
“A criança é vista como uma flor que se abre, desde que lhe sejam proporcionadas condições”
.
O papel da matemática na estruturação do pensamento, as suas funções na vida corrente e a sua importância para aprendizagens futuras,determina a atenção que lhe deve ser dada na educação pré-escolar, cujo quotidiano oferece múltiplas possibilidades de aprendizagem.
a aprendizagem matemática no pré-escolar é uma realidade, e que deve ser encarada como uma construção realizada por cada criança, sempre em interação social. Para que essa aprendizagem seja significativa e contribua para o desenvolvimento de uma visão atualizada da matemática, cabe ao adulto promover essa interação proporcionando contextos de aprendizagem estimulantes que desafiem cada criança e que lhes permitam, de acordo com as suas capacidades, ir avançando nessa caminhada interminável que é a aprendizagem.
depois de aprendermos a canção das formas geométricas e de ver alguns filmes educativos sobre a geometria elaboramos os nossos trabalhos com figuras geométricas principais
fizemos uma ficha de trabalho associando a forma à côr e figuras em plasticina |
Sem comentários:
Enviar um comentário