Powered By Blogger

domingo, 27 de setembro de 2015

o que estamos a aprender....



ÁREAS DE CONTEÚDO
OBJETIVOS
ATIVIDADES

Formação pessoal
e social


Facilitar a adaptação/readaptação às rotinas do jardim de infância.
Participar nas atividades de grupo.

Conhecer e identificar os elementos da grupo.
Conhecer e aplicar as regras de convivência.



Linguagem oral e
abordagem à escrita
Observar e descrever vivências.
 Utilizar a linguagem oral para comunicar com os outros
 Desenvolver o vocabulário.
Criar gosto pela leitura de histórias.
Explorar diferentes suportes de escrita.
Demonstrar interesse pela linguagem escrita


Registo das regras da sala
Desenho em diferentes suportes
Identificação dos nomes das áreas.

Matemática
Desenvolver a capacidade raciocínio lógico-matemático.
Ser capaz de efetuar contagens.
Ser capaz de agrupar segundo critérios definidos.
Localizar e dominar noções espaço/temporais.
reconhecer as cores e as formas geométricas

 
Organização da sala por áreas e etiquetagem dos materiais.  
Contagem dos elementos da grupo quantas meninas e quantos meninos.
Elaboração do quadro das idades.



Expressão motora
Coordenar movimentos amplos e fino
Desenvolver a destreza manipulativa.
Descobrir a utilizar o corpo como meio de expressão de ideias e sentimentos.
Realização de jogos de movimento: correr, saltar, gatinhar, rastejar...
exercícios de equilibrio e relaxamento
Expressão musical
Levar a criança a exprimir-se através da música.
Desenvolver a capacidade auditiva. Aprender canções e acompanhar o ritmo com , batimentos.
Exploração de canções de apresentação: Bons dias...
Realização de jogos com sons: identificação de diferentes sons
 Realização de jogos de batimentos rítmicos. Exploração de instrumentos musicais.
Expressão plástica
Utilizar diferentes técnicas de expressão plástica.
Desenvolver a imaginação e a criatividade


Construção de cartões de identificação.
Construção da árvore dos amigos
 Exploração das diferentes técnicas de expressão plástica: desenho, modelagem, rasgagem, recorte e colagem, pintura...


Expressão dramática
Incentivar o jogo de faz-de-conta.
Desenvolver a expressão através do corpo.

Realização de jogos dramáticos com adereços.
Realização de jogo das expressões.
Realização da atividades de faz-de-corta:
 O que estou a fazer? Sou bebé, sou crescido, sou o pai




Conhecimento do mundo
Reconhecer as partes constituintes do corpo, partes  e suas funções
Conhecer as diferentes fases do crescimento
Desenvolver a capacidade de observação e atenção do mundo que a rodeia




Realização de jogos de identificação: nome, idade, género e
morada.

Tecnologias de informação e comunicação
Demonstrar interesse pelo material informático.
Conhecer e identificar alguns componentes informáticos.



Identificação dos componentes do computador: rato, ecrã, monitor,teclado
Registo dos nomes das crianças do grupo no computador.
Exploração de jogos didáticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário