ÁREAS
DE CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ATIVIDADES
|
Formação
pessoal
e
social
|
Facilitar a adaptação/readaptação às
rotinas do jardim de infância.
Participar nas
atividades de grupo.
Conhecer e identificar os elementos da
grupo.
Conhecer e aplicar as regras de
convivência.
|
 |
Linguagem
oral e
abordagem
à escrita
|
Observar e descrever vivências.
Utilizar a linguagem oral para comunicar com os outros
Desenvolver o vocabulário.
Criar gosto pela leitura de histórias.
Explorar diferentes suportes de escrita.
Demonstrar interesse pela linguagem
escrita
|
Registo das regras da sala
Desenho em diferentes suportes
Identificação dos nomes das áreas.
|
Matemática
|
Desenvolver a capacidade raciocínio
lógico-matemático.
Ser capaz de efetuar contagens.
Ser capaz de agrupar segundo critérios definidos.
Localizar e dominar noções
espaço/temporais.
reconhecer as cores e as formas geométricas
|
Organização
da sala por áreas e etiquetagem dos materiais.
Contagem dos elementos da grupo quantas meninas e
quantos meninos.
Elaboração do quadro das idades.
 |
Expressão
motora
|
Coordenar
movimentos amplos e fino
Desenvolver a
destreza manipulativa.
Descobrir a
utilizar o corpo como meio de expressão de ideias e sentimentos.
|
Realização de jogos de movimento: correr,
saltar, gatinhar, rastejar...
exercícios de equilibrio e relaxamento
|
Expressão
musical
|
Levar a criança a exprimir-se através da música.
Desenvolver a capacidade auditiva. Aprender canções e acompanhar o ritmo com , batimentos.
|
Exploração de canções de apresentação:
Bons dias...
Realização de jogos com sons: identificação
de diferentes sons
Realização de jogos de batimentos rítmicos. Exploração de instrumentos musicais.
|
Expressão
plástica
|
Utilizar diferentes técnicas de expressão
plástica.
Desenvolver a imaginação e a criatividade
|
Construção de cartões de identificação.
Construção da árvore dos amigos
Exploração das diferentes técnicas de
expressão plástica: desenho, modelagem,
rasgagem, recorte e colagem, pintura...
|
Expressão
dramática
|
Incentivar o jogo de faz-de-conta.
Desenvolver a expressão através do corpo.
|
Realização de jogos dramáticos com
adereços.
Realização de jogo das expressões.
Realização da atividades de faz-de-corta:
O
que estou a fazer? Sou bebé, sou crescido, sou o pai
|
Conhecimento
do mundo
|
Reconhecer as partes constituintes do
corpo, partes e suas funções
Conhecer as diferentes fases do crescimento
Desenvolver a
capacidade de observação e atenção do
mundo que a rodeia
|
Realização de
jogos de identificação: nome, idade, género e
morada.
|
Tecnologias
de informação e comunicação
|
Demonstrar interesse pelo material
informático.
Conhecer e
identificar alguns componentes informáticos.
|
Identificação dos componentes do
computador: rato, ecrã, monitor,teclado
Registo dos
nomes das crianças do grupo no computador.
Exploração de jogos didáticos.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário