Powered By Blogger

sábado, 10 de maio de 2014

A primavera e a expressão oral e escrita


 
"Adquirir e desenvolver a linguagem implica muito mais do que aprender palavras novas, ser capaz de produzir todos ossons da língua ou de compreender e de fazer uso das regras
gramaticais. É um processo complexo e fascinante em que a criança, através da interacção com os outros, (re)constrói,natural e intuitivamente, o sistema linguístico da comunidade onde está inserida, i.e., apropria-se da sua língua materna.
Ao mesmo tempo que adquire a língua materna, a criança serve-se dessa língua para comunicar e para, simultaneamente,aprender acerca do mundo.

in Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância
Textos de Apoio para Educadores de Infância Editor Ministério da Educação
Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

o que pensamos sobre a primavera


aprendemos que sem as plantas ninguém vivia neste planeta

aprendemos que existem plantas aromáticas e que fazem bem á saude e cheiramos o hortelã

ao lanche bebemos o chá
falamos das plantas e aprendemos muitas palavras novas como caule ..fotosintese



A qualidade do contexto influencia a qualidade do desenvolvimento da linguagem. 
Quanto mais estimulante for o ambiente linguístico, e quanto mais ricas forem as vivências experienciais propostas, mais desafios se colocam ao aprendiz de falante e maiores as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional.
As trocas verbais com a criança, e na sua presença, activam a capacidade inata para a linguagem e permitem que o aprendiz de falante vá construindo o seu próprio conhecimento sobre a língua materna, o qual se torna estável no final da adolescência.

O educador deve ter consciência que as aprendizagens devem partir do interesse das crianças, para tal, o trabalho de proporcionar um ambiente rico em termos linguísticos deve assentar numa reflexão cuidada e num conhecimento prévio dos conhecimentos que a criança trás consigo, para, de seguida poder recorrer a todos os instrumentos que tem ao seu alcance e que proporcionarão as aprendizagens de forma lúdica e estimulante.
Na sala 3 este estimulo e desenvolvimento é feito tendo como base a experiencia anterior de cada uma das crianças e um conjunto de estratégias que favorecem a sua construção.

Com o tema da primavera vamos potenciar a comunicação  encorajando a criança a comunicar não só através de palavras; usar  novas palavras várias vezes durante a conversa tendo como subtema as plantas e os insectos na primavera e a sua importância na saúde das pessoas e do planeta.E principalmente brincar com a linguagem, através de rimas, canções e outras atividades em grupo.






Se as crianças sentirem prazer no ato da leitura e da escrita, se manifestarem curiosidade e interesse em querer saber mais, elas estarão aptas às futuras aprendizagens e serão, com certeza, bem-sucedidas, pois quando fazemos algo de que gostamos, fazemo-lo muito melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário