"Adquirir e desenvolver a linguagem implica muito mais do que aprender palavras novas, ser capaz de produzir todos ossons da língua ou de compreender e de fazer uso das regras
gramaticais. É um processo complexo e fascinante em que a criança, através da interacção com os outros, (re)constrói,natural e intuitivamente, o sistema linguístico da comunidade onde está inserida, i.e., apropria-se da sua língua materna.
Ao mesmo tempo que adquire a língua materna, a criança serve-se dessa língua para comunicar e para, simultaneamente,aprender acerca do mundo.
gramaticais. É um processo complexo e fascinante em que a criança, através da interacção com os outros, (re)constrói,natural e intuitivamente, o sistema linguístico da comunidade onde está inserida, i.e., apropria-se da sua língua materna.
Ao mesmo tempo que adquire a língua materna, a criança serve-se dessa língua para comunicar e para, simultaneamente,aprender acerca do mundo.
in Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância
Textos de Apoio para Educadores de Infância Editor Ministério da Educação
Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Textos de Apoio para Educadores de Infância Editor Ministério da Educação
Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
o que pensamos sobre a primavera |
aprendemos que sem as plantas ninguém vivia neste planeta |
aprendemos que existem plantas aromáticas e que fazem bem á saude e cheiramos o hortelã |
ao lanche bebemos o chá |
falamos das plantas e aprendemos muitas palavras novas como caule | ..fotosintese |
A qualidade do contexto influencia a qualidade do desenvolvimento da linguagem.
Quanto mais estimulante for o ambiente linguístico, e quanto mais ricas forem as vivências experienciais propostas, mais desafios se colocam ao aprendiz de falante e maiores as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional.
As trocas verbais com a criança, e na sua presença, activam a capacidade inata para a linguagem e permitem que o aprendiz de falante vá construindo o seu próprio conhecimento sobre a língua materna, o qual se torna estável no final da adolescência.
As trocas verbais com a criança, e na sua presença, activam a capacidade inata para a linguagem e permitem que o aprendiz de falante vá construindo o seu próprio conhecimento sobre a língua materna, o qual se torna estável no final da adolescência.
O educador deve ter consciência que as aprendizagens devem partir do
interesse das crianças, para tal, o trabalho de proporcionar um ambiente
rico em termos linguísticos deve assentar numa reflexão cuidada e num
conhecimento prévio dos conhecimentos que a criança trás consigo, para,
de seguida poder recorrer a todos os instrumentos que tem ao seu alcance
e que proporcionarão as aprendizagens de forma lúdica e estimulante.
Na sala 3 este estimulo e desenvolvimento é feito tendo como base a experiencia anterior de cada uma das crianças e um conjunto de estratégias que favorecem a sua construção.
Com o tema da primavera vamos potenciar a comunicação encorajando a criança a comunicar não só através de palavras; usar novas palavras várias vezes durante a conversa tendo como subtema as plantas e os insectos na primavera e a sua importância na saúde das pessoas e do planeta.E principalmente brincar com a linguagem, através de rimas, canções e outras atividades em grupo.
Se as crianças sentirem prazer no ato da leitura e da escrita, se
manifestarem curiosidade e interesse em querer saber mais, elas estarão
aptas às futuras aprendizagens e serão, com certeza, bem-sucedidas, pois
quando fazemos algo de que gostamos, fazemo-lo muito melhor.
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