Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de junho de 2017

os nossos portfloios e a avaliação no pré-escolar

Poderemos dizer que, através deste processo, o educador observa e,consequentemente, avalia a evolução e os retrocessos das crianças para posteriormente planificar e/ou reorganizar a sua prática educativa de acordo com as necessidades de cada criança como um ser individual e inserido num grupo com o qual diariamente desenvolve o processo ensino-aprendizagem. 
 
























Ou seja, a avaliação contribui para que o educador possa reflectir sobre a sua acção educativa no sentido de a adequar às características, aos interesses, às necessidades e ao contexto em que estas ocorrem.
 
a avaliação na educação pré-escolar é tão importante como nos restantes níveis de ensino. Por este motivo, atrevo-me 
a dizer que a avaliação do processo educativo na educação pré-escolar é crucial para o seu funcionamento e organização.  
 
A função formativa da avaliação na educação pré-escolar também é salientada e valorizada no Decreto-Lei nº 43/2003 (art. nº 5), na Lei nº 46/86, na Lei nº 5/97 e por autores como Perrenoud (1993), Hadji (1994) e Hernández (2000), visto esta ajudar o aluno a aprender ao longo de um determinado período de tempo.
Nesta perspectiva os problemas mais comuns da avaliação deixarão de ser problemas e a maior preocupação dos profissionais será o desenvolvimento e o progresso das aprendizagens das crianças.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário