Como trabalhar Tangran
Diz a lenda, que um monge chinês deu
uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele percorresse o mundo em busca
de ver e relatar todas as belezas existentes, assim, deu a ele um
espelho para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado, o
discípulo deixou o espelho cair, esse então, dividiu-se em sete pedaços
de diversas formas. Com isso, ele notou que poderia construir todas as
maravilhas do mundo.
Essa é uma das histórias que se conta sobre o início do tangram, que é muito conhecido também como um quebra-cabeça ou como "7 tábuas da sabedoria". É formado por cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Segundo a Enciclopédia do Tangram, é possível montar mais de 1700 figuras com as sete peças.
Essa é uma das histórias que se conta sobre o início do tangram, que é muito conhecido também como um quebra-cabeça ou como "7 tábuas da sabedoria". É formado por cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Segundo a Enciclopédia do Tangram, é possível montar mais de 1700 figuras com as sete peças.
Trabalhar com o tangran, é muito importante, pois o aluno desenvolve noções de medidas, passa a ter um conhecimento maior sobre figuras planas.
1º passo - pintar o tangran
2´º passo - recortar as figuras
Desenvolve o raciocínio matemático das crianças de forma lúdica e artística
3º passo - Disponibilizar as figuras que podem servir de base para montar figuras.
Objetivos:
★ Trabalhar o raciocínio espacial, análise e síntese.
★ Familiarizar a criança com as figuras básicas da Geometria.
★ Mostrar que a Matemática pode ser divertida.
★ Trabalhar o raciocínio espacial, análise e síntese.
★ Familiarizar a criança com as figuras básicas da Geometria.
★ Mostrar que a Matemática pode ser divertida.
De acordo com a Marilene Lima, mestre em Educação, psicóloga e coordenadora da Edukaleidos Consultoria, em seu artigo "Matemática Lúdica - O Uso do Tangram",
o trabalho com o quebra-cabeça deve iniciar visando a exploração das
peças e a identificação das suas formas. Logo depois, passa-se à
sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta.
"Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades
das peças do tangram e da figura que se quer construir, detendo-se ora
no todo de cada figura, ora nas partes. A filosofia do tangram é de que
um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas em um
outro todo, como a própria concepção de Malba Tahan sobre a Matemática",
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