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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O TANGRAN e as formas geométricas

Como trabalhar Tangran

Diz a lenda, que um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele percorresse o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas existentes, assim, deu a ele um espelho para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado, o discípulo deixou o espelho cair, esse então, dividiu-se em sete pedaços de diversas formas. Com isso, ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.

Essa é uma das histórias que se conta sobre o início do tangram, que é muito conhecido também como um quebra-cabeça ou como "7 tábuas da sabedoria". É formado por cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Segundo a Enciclopédia do Tangram, é possível montar mais de 1700 figuras com as sete peças.

Trabalhar com o tangran, é muito importante, pois o aluno desenvolve noções de medidas, passa a ter um conhecimento maior sobre figuras planas.
 
1º passo - pintar o tangran
2´º passo - recortar as figuras 

Desenvolve o raciocínio matemático das crianças de forma lúdica e artística


3º passo - Disponibilizar  as figuras que podem servir de base para montar figuras.



Objetivos:
★ Trabalhar o raciocínio espacial, análise e síntese.
★ Familiarizar a criança com as figuras básicas da Geometria.
★ Mostrar que a Matemática pode ser divertida.



De acordo com a Marilene Lima, mestre em Educação, psicóloga e coordenadora da Edukaleidos Consultoria, em seu artigo "Matemática Lúdica - O Uso do Tangram", o trabalho com o quebra-cabeça deve iniciar visando a exploração das peças e a identificação das suas formas. Logo depois, passa-se à sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta. "Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do tangram e da figura que se quer construir, detendo-se ora no todo de cada figura, ora nas partes. A filosofia do tangram é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas em um outro todo, como a própria concepção de Malba Tahan sobre a Matemática",

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