Evolução da expressão plástica

Nesta primeira fase abordarei nas fases que incidem sobre a primeira e segunda infância.
Assim, segundo o autor as fases do desenho infantil são:
Garatuja (dos dois aos quatro anos)
- Desordenada
- Controlada
- Com nome/nomeada
Garatuja desordenada
A criança começa a expressar-se graficamente, realizando as suas garatujas Estes primeiros desenhos não têm sentido e são desordenados, pois as crianças não conseguem os seus movimentos: Inclusivamente ao desenhar pode estar a olhar para outro sítio enquanto desenha;
Normalmente usa o braço todo, por isso considera-se que nesta fase o importante é a actividade motora. Não demonstra preferência pelas cores.
Aos quatro anos a criança começa a elaborar esquemas nos seus desenhos, encontrando-se no primeiro nível de representação. A figura humana é o primeiro que consegue representar no papel.A criança desenha a cabeça nestas dimensões pois é o elemento que já interiorizou no esquema corporal e ao que dá maior importância.
Representa a cabeça mediante um círculo e inclui mais ou menos pormenores conforme a sua experiência perceptiva.
Nesta idade a criança distribui o espaço de forma anárquica, assim representa as pessoas, objectos, etc., de tamanhos diferentes consoante a sua importância.
Escolhe as cores de forma aleatória, o facto de usá-las pressupõe uma experiência maravilhosa.
Estas etapas são um reflexo do processo de desenvolvimento, que é contínuo mas não é uniforme.
Por volta dos 5/6 anos os desenhos baseiam-se parecem um “guião” tendo começo, meio e fim.
A figura humana aparece com roupas e a criança dá grande atenção a detalhes como as cores. Os temas dos seus desenhos variam e o facto de não terem nada a ver com a vida da criança são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.
foi com a poesia da borboleta e do caracol que surgiram todas estas propostas com arte ....ora vejam
desenho livre
pintura de pingos e a borboleta
Desenho com lápis de cera e tinta da china
RECORTE , picotagem E COLAGEM
Origami e desenho livre com contorno
observação e pesquisa
As artes no Jardim de Infância
http://area.dgidc.min-edu.pt/publicacoes_DGIDC/As_artes_no_Jardim_infancia.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário