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quarta-feira, 13 de maio de 2015

a Primavera com arte no jardim de infãncia

 

 

Evolução da expressão plástica 

Segundo Lowenfeld, durante o seu crescimento a criança passa por diferentes etapas.
Nesta primeira fase abordarei nas fases que incidem sobre a primeira e segunda infância.
Assim, segundo o autor as fases do desenho infantil são:

Garatuja (dos dois aos quatro anos)
- Desordenada
- Controlada
- Com nome/nomeada

 Garatuja desordenada
A criança começa a expressar-se graficamente, realizando as suas garatujas Estes primeiros desenhos não têm sentido e são desordenados, pois as crianças não conseguem os seus movimentos: Inclusivamente ao desenhar pode estar a olhar para outro sítio enquanto desenha;
Normalmente usa o braço todo, por isso considera-se que nesta fase o importante é a actividade motora. Não demonstra preferência pelas cores.
 
 
Pré esquemática. Representação intencional (dos quatro aos sete anos)















Pré-Esquemática
Aos quatro anos a criança começa a elaborar esquemas nos seus desenhos, encontrando-se no primeiro nível de representação. A figura humana é o primeiro que consegue representar no papel.A criança desenha a cabeça nestas dimensões pois é o elemento que já interiorizou no esquema corporal e ao que dá maior importância.
Representa a cabeça mediante um círculo e inclui mais ou menos pormenores conforme a sua experiência perceptiva.
 Nesta idade a criança distribui o espaço de forma anárquica, assim representa as pessoas, objectos, etc., de tamanhos diferentes consoante a sua importância.
Escolhe as cores de forma aleatória, o facto de usá-las pressupõe uma experiência maravilhosa.
Estas etapas são um reflexo do processo de desenvolvimento, que é contínuo mas não é uniforme.
 


 Por volta dos 5/6 anos os desenhos baseiam-se parecem um “guião” tendo começo, meio e fim.
A figura humana aparece com roupas e a criança dá grande atenção a detalhes como as cores. Os temas dos seus desenhos variam e o facto de não terem nada a ver com a vida da criança são um indício de desprendimento e capacidade de contar histórias sobre o mundo.









foi com a poesia da borboleta e do caracol que surgiram todas estas propostas com arte ....ora vejam


                                                             desenho livre



 pintura de pingos e a borboleta










                                 Desenho com lápis de cera e tinta da china




                                                       RECORTE , picotagem E COLAGEM

 



 Origami e desenho livre com contorno
 observação e pesquisa

 

                                       As artes no Jardim de Infância

A  brochura da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) dedicada às Expressões Artísticas (essencialmente a musical e a plástica) está já disponível no respectivo site, podendo ser consultada e feito download da mesma a seguir:

 http://area.dgidc.min-edu.pt/publicacoes_DGIDC/As_artes_no_Jardim_infancia.pdf

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