Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A primavera .. as borboletas e desenhos e grafismos no pré-escolar

 Estágio comunicativo - (entre três e quatro anos) –no último estágio do rabisco a criança apresenta grande “fascinação sobre a escrita do adulto, tentando assim a imitar sua escrita”. (MÉREDIEU 2006, p,27) Começam a apresentar as primeiras figuras efetuadas pela criança em formas circulares, longo após surge outras formas como: ângulo agudo, quadrado, espirais. Acontece a separação do grafismo infantil para a escrita. “O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício da ação.” (PIAGET, 1973, p. 52).
Nesse momento a escrita e o desenho passam a ser diferentes, pois a criança tenta imitar a escrita do adulto, e elaborar o grafismo como linhas serrilhadas. “Pouco a pouco as linhas serrilhadas passarão a acompanhar o desenho como se fosse componente importante da figura” (SEBER, 1997, p, 23). Portanto, não se trata mais de uma única linha, mas de várias, representando, assim, as palavras.














Sem comentários:

Enviar um comentário