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domingo, 8 de março de 2015

as brincadeiras e a amizade






Todas as crianças devem diversificar bastante as suas brincadeiras,podendo vivênciar várias experiências. Educadores e crianças devem então considerar que mesmo numa atividade proposta podemos brincar e não considerá-la como uma obrigação, algo imposto. Para tal o adulto terá um papel preponderante, pois a forma como aborda as atividades levará as crianças a entendê-las como uma brincadeira ou como um trabalho/ uma imposição.



Brincar é então a atividade mais “...divertida, gratificante, prazerosa e completa em si...” (Brock et al, 2011: 41) em que a criança consegue divertir-se, retirar algum prazer individual e ir desenvolvendo diversas competências que ajudam no seu desenvolvimento.




Os estudos mais recentes apontam para um número muito mais amplo de competências à frente das quais se encontra a capacidade de aprender a aprender. Em seguida surgem as competências sociais de cooperação, isto é a capacidade de a criança se inserir num grupo de pares e de cooperar com eles no desenvolvimento de tarefas comuns.
Para atingir estas competências as crianças devem demonstrar a capacidade de fazer amigos e de serem aceites no grupo de colegas – 


é no pré-escolar que se iniciam as grandes amizades e se aprende a cooperar.
os antigos alunos da sala 3 também vieram brincar e fizemos uma selfie




a leninha trouxe um miminho para nós




1 comentário:

  1. É tão bom brincar!... E fomenta o pleno desenvolvimento da criança nos seus múltiplos e variados aspectos, principalmente do ponto de vista social e cognitivo!
    Beijinhos <3

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