Todas as
crianças devem diversificar bastante as suas brincadeiras,podendo vivênciar
várias experiências. Educadores e crianças devem então considerar que mesmo
numa atividade proposta podemos brincar e não considerá-la como uma obrigação,
algo imposto. Para tal o adulto terá um papel preponderante, pois a forma como
aborda as atividades levará as crianças a entendê-las como uma brincadeira ou
como um trabalho/ uma imposição.
Brincar é então a atividade mais “...divertida,
gratificante, prazerosa e completa em si...” (Brock et al, 2011: 41) em que a
criança consegue divertir-se, retirar algum prazer individual e ir
desenvolvendo diversas competências que ajudam no seu desenvolvimento.
Os estudos mais recentes apontam para um número muito mais amplo de competências à frente das quais se encontra a capacidade de aprender a aprender. Em seguida surgem as competências sociais de cooperação, isto é a capacidade de a criança se inserir num grupo de pares e de cooperar com eles no desenvolvimento de tarefas comuns.
Para atingir estas competências as crianças devem
demonstrar a capacidade de fazer amigos e de serem aceites no grupo de
colegas –
é no pré-escolar que se iniciam as grandes amizades e se
aprende a cooperar.
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os antigos alunos da sala 3 também vieram brincar e fizemos uma selfie |


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a leninha trouxe um miminho para nós |
É tão bom brincar!... E fomenta o pleno desenvolvimento da criança nos seus múltiplos e variados aspectos, principalmente do ponto de vista social e cognitivo!
ResponderEliminarBeijinhos <3