O
Jardim-de-Infância tende a ser, cada vez mais, a primeira escolinha de
uma criança. Só por isso a sua importância é enorme - os primeiros
contatos são geralmente marcantes.
A atitude para com o aprender, por exemplo, será certamente muito condicionada pela forma como a educadora de infância for capaz de reconhecer o que a criança já sabe e de organizar novas aprendizagens estimulantes e agradáveis. Mas a importância do jardim-de-infância é enorme também pelo que lá se pode e deve aprender.
A criança dos três aos cinco anos é uma esponja que tudo absorve com imensa facilidade e rapidez. Mas é também um ser frágil e vulnerável às influências dos outros. Se um adulto significativo a amar, confiar nela, lhe souber transmitir confiança e expectativas elevadas, a criança cresce e desabrocha. Se, pelo contrário, a criança viver num ambiente desatento, com poucos estímulos ou comportamentos agressivos, ela tenderá a fechar-se, a defender-se, a secar.
É no jardim-de-infância que a criança lida, frequentemente pela primeira vez, com crianças e adultos que não são da sua família e com que tem de aprender a estabelecer relações, a seduzir, a cativar.
A atitude para com o aprender, por exemplo, será certamente muito condicionada pela forma como a educadora de infância for capaz de reconhecer o que a criança já sabe e de organizar novas aprendizagens estimulantes e agradáveis. Mas a importância do jardim-de-infância é enorme também pelo que lá se pode e deve aprender.
A criança dos três aos cinco anos é uma esponja que tudo absorve com imensa facilidade e rapidez. Mas é também um ser frágil e vulnerável às influências dos outros. Se um adulto significativo a amar, confiar nela, lhe souber transmitir confiança e expectativas elevadas, a criança cresce e desabrocha. Se, pelo contrário, a criança viver num ambiente desatento, com poucos estímulos ou comportamentos agressivos, ela tenderá a fechar-se, a defender-se, a secar.
É no jardim-de-infância que a criança lida, frequentemente pela primeira vez, com crianças e adultos que não são da sua família e com que tem de aprender a estabelecer relações, a seduzir, a cativar.
É no
jardim-de-infância que a criança vai ter de aprender a partilhar com os
outros o que é seu, a respeitar o que é de todos e a obedecer às
primeiras regras. Como é no jardim-de-infância que adquire (ou
consolida) hábitos de higiene, boas maneiras à mesa, ou a precaver-se de
perigos.
Em setembro estamos a conhecer-nos e falamos das cores
Fale com a criança todos os dias sobre o
que fez na escola e como correu. Se brincou com muitos amigos, e se
quer brincar mais. Explique-lhe que vai aprender muitas coisas, e fazer
muitas coisas novas, que tem muitas outras crianças para brincar; e que
no final você vai lá estar sempre para o ir buscar e disponível para que
ele fale consigo e lhe conte tudo.
É importante criar um laço de confiança
com o seu filho, para que ele esteja à vontade para lhe dizer tudo o que
aconteceu nesse dia. Não tenha medo de lhe mostrar que fica com
saudades, também é importante que ele saiba que os pais sentem a sua
falta, mas que esta é uma situação necessária.
A maior parte das crianças que chega ao J.I. já têm uma grande capacidade de entendimento, e é fácil explicar-lhes o porquê das coisas. Não hesite em lhe explicar tudo.
A maior parte das crianças que chega ao J.I. já têm uma grande capacidade de entendimento, e é fácil explicar-lhes o porquê das coisas. Não hesite em lhe explicar tudo.
É tão bom poder acompanhar!!!... :)
ResponderEliminare é tão bom saber que os pais nos acompanham nesta caminhada bjs
EliminarObrigada pela informação. Gostamos !!!!
ResponderEliminarolá vão ter muitas surpresas obrigada por nos ter visitado os comentários são importantes para os vossos filhos
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