Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

há vivências que não preparam para coisa nenhuma: e essas são as melhores. Vive-se! Cresce-se e aprende-se sem necessidade de demonstrar aos adultos que se o faz.

 
de conviver com outras crianças e com adultos, integrando-se num grupo e
 desenvolvendo competências sociais e de relacionamento interpessoal, que lhe facilitarão a adaptação à escola do 1.º ciclo e às regras de funcionamento que ela implica.

A aprendizagem em diversos domínios (leitura, escrita e matemática, entre outros) pode ser facilitada pela frequência do ensino pré-escolar, que pode, efetivamente, contribuir para criar mais oportunidades de sucesso. Os estudos mostram a importância do contacto com a escrita para a formação de conceitos e para o desenvolvimento de competências e de motivação para a aprendizagem da leitura. Muitas são as famílias em que, além de não haver hábitos de leitura, não existem livros, revistas ou jornais em casa, o que, à partida, as coloca em desvantagem à entrada do 1.º ciclo. 

Atividades realizadas na pré-escola neste âmbito (contar histórias, folhear livros, fazer diversos jogos com letras e palavras, etc.) proporcionam a todas as crianças a oportunidade de vivenciarem um desenvolvimento facilitador das aprendizagens previstas para o 1.º ciclo.



Mas não é apenas a oportunidade de realizarem um desenvolvimento facilitador das aprendizagens previstas para o 1.º ciclo que faz da educação pré-escolar um local, por excelência, de desenvolvimento efetivo de competências próprias. 


Neste contexto, também há vivências que não preparam para coisa nenhuma: e essas são as melhores. Vive-se! Cresce-se e aprende-se sem necessidade de demonstrar aos adultos que se o faz. 











Sem comentários:

Enviar um comentário