de conviver com outras
crianças e com adultos, integrando-se num grupo e
desenvolvendo
competências sociais e de relacionamento interpessoal, que lhe
facilitarão a adaptação à escola do 1.º ciclo e às regras de
funcionamento que ela implica.
A aprendizagem em diversos domínios (leitura, escrita e matemática, entre outros) pode ser facilitada pela frequência do ensino pré-escolar, que pode, efetivamente, contribuir para criar mais oportunidades de sucesso. Os estudos mostram a importância do contacto com a escrita para a formação de conceitos e para o desenvolvimento de competências e de motivação para a aprendizagem da leitura. Muitas são as famílias em que, além de não haver hábitos de leitura, não existem livros, revistas ou jornais em casa, o que, à partida, as coloca em desvantagem à entrada do 1.º ciclo.
A aprendizagem em diversos domínios (leitura, escrita e matemática, entre outros) pode ser facilitada pela frequência do ensino pré-escolar, que pode, efetivamente, contribuir para criar mais oportunidades de sucesso. Os estudos mostram a importância do contacto com a escrita para a formação de conceitos e para o desenvolvimento de competências e de motivação para a aprendizagem da leitura. Muitas são as famílias em que, além de não haver hábitos de leitura, não existem livros, revistas ou jornais em casa, o que, à partida, as coloca em desvantagem à entrada do 1.º ciclo.
Atividades realizadas na pré-escola neste âmbito (contar
histórias, folhear livros, fazer diversos jogos com letras e palavras,
etc.) proporcionam a todas as crianças a oportunidade de vivenciarem um
desenvolvimento facilitador das aprendizagens previstas para o 1.º
ciclo.
Mas não é apenas a oportunidade de realizarem um desenvolvimento facilitador das aprendizagens previstas para o 1.º ciclo que faz da educação pré-escolar um local, por excelência, de desenvolvimento efetivo de competências próprias.
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