Powered By Blogger

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

prenda de Natal .....reutilização é o lema

                        Prenda de Natal .....reutilização é o lema

Significado do presépio de Natal
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
                         Origem do presépio de Natal
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.


                  Tradição da montagem do presépio
É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.
Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)

Prenda de Natal .....reutilização é o lema

com rolhas, um simples cds, tecidos, barro ... mãos à obra
cortamos o barro com uma corda
 batemos o barro para dar forma
modelamos a cabana







  vão ficar lindos ...

o natal continua....com a participação das famílias 

na elaboração das figuras do presépio com materiais reciclados 

 


também decoraram uma caixa com uma mensagem de natal para todos os meninos


 

com a participação das famílias - uma mensagem dos pais para todos os meninos da sala 3 em caixas decoradas e um presépio que ainda se está a compor.....vai ficar lindo
 

fomos ver uma peça musical de natal ao cineteatro de s.joão

Durante vários anos, 
                                                      o Cine-teatro
São João desempenhou um papel de relevo na vida cultural de Palmela. Quando, em 1981, encerrou as suas portas ao público, todos se entristeceram com o facto de tão importante equipamento, implantado no coração da vila de Palmela, ficar completamente inativo.

Recusando esse "destino", que alguns chegaram a temer como inevitável, a Câmara Municipal de Palmela adquiriu, em 1989, o Cineteatro São João com o objetivo de lhe devolver o seu papel de espaço cultural, colocado ao serviço da população do concelho.
Desde outubro de 1991, altura em que reabriu as suas portas, o Cineteatro São João não tem parado de multiplicar a sua atividade e de se afirmar como um importante recurso da comunidade, particularmente da comunidade educativa, dos artistas, dos criadores e dos projetos culturais locais.É objetivo maior da Câmara Municipal de Palmela consolidar o Cineteatro S. João como uma infraestrutura qualificada, polivalente e dinâmica, potenciadora do aumento e da diversidade da oferta cultural, não apenas ao nível da divulgação mas, também, da criação e produção culturais.

neste dia fomos nós e as turmas da escola de aires os espetadores  da maravilhosa peça musical de natal. adoramos e gostamos muito da história.

 

Teatro infantil «O Natal no Castelo da Ventania»

esta sessão da peça - que reúne a História local, os valores alusivos ao Natal e a magia própria da literatura infantil