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sábado, 17 de maio de 2014

A CIÊNCIA NO JARDIM DE INFÂNCIA e na sala 3

Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela


A CIÊNCIA 


 NO


JARDIM DE INFÂNCIA


Realizou-se uma atividade comum a todos os JI do agrupamento 5 a 13 de Maio de 2014


promovido pelo departamento de

Educação Pré-Escolar

Com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal


aqui estão algumas imagens desse dia na  Sala 3

Adoramos as experiências e acho que devemos repetir a iniciativa com mais experiências 

"Na comunidade científica existe consenso na ideia de que o modo como os indivíduos se relacionam com a ciência está relacionado com as atitudes e valores relativamente à ciência desenvolvidos nos primeiros anos de escolaridade. Considerando que a educação científica e as actividades experimentais devem começar o mais cedo possível e sabendo que estas não são prática corrente nos jardins-de-infância pareceu-nos oportuno abordar a problemática das actividades experimentais na educação pré-escolar.














 As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997) advogam uma abordagem integradora das três áreas de conteúdo (“Conhecimento do Mundo”, “Expressão e Comunicação” e “Formação Pessoal e Social”). Através das expressões a criança explora as possibilidades e limitações do seu corpo, as relações com o espaço e com os objectos;
 

 as capacidades manipulativas; no domínio da linguagem, desenvolve o vocabulário e a capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da matemática, desenvolve o sentido da precisão e do rigor, as capacidades de classificação, seriação, medição e cálculo; o pensamento lógico-matemático quando se estabelecem relações de causa-efeito. 
 
 A área de Formação Pessoal e Social proporciona oportunidades da criança se situar na relação consigo própria, com os outros e com o meio físico, favorecendo a aquisição de espírito crítico e a interiorização de valores espirituais, estéticos, morais e cívicos, essenciais para a formação de cidadãos autónomos, conscientes, participativos e solidários. A educação para a cidadania pressupõe conhecimentos e atitudes que poderão ser abordados em temas transversais que se relacionam directamente com o Conhecimento do Mundo, tais como: a educação para a saúde, a educação ambiental, a educação para a prevenção de acidentes, a educação do consumidor, a educação multicultural. "
 in A ciência experimental no jardim-de-infância - Isabel Fialho (2007)



1 comentário:

  1. Muito interessantes estas iniciativas, o Gonçalo adorou. E este fim-de-semana, quando viu representadas as mesmas experiências no "Há Festa no Parque", em Setúbal, fez questão de me ensinar como realizá-las.

    Obrigada e Beijinhos,

    Patrícia Alverca

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