Agrupamento
Vertical de Escolas de Palmela
A
CIÊNCIA
NO
NO
JARDIM
DE
INFÂNCIA
Realizou-se uma atividade comum a todos os JI do agrupamento 5
a 13 de Maio de 2014
promovido pelo departamento
de
Educação
Pré-Escolar
Com
a colaboração da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
aqui estão algumas imagens desse dia na Sala 3
Adoramos as experiências e acho que devemos repetir a iniciativa com mais experiências
"Na comunidade científica existe consenso na ideia de que o modo como os
indivíduos se relacionam com a ciência está relacionado com as atitudes e
valores relativamente à ciência desenvolvidos nos primeiros anos de
escolaridade. Considerando que a educação científica e as actividades
experimentais devem começar o mais cedo possível e sabendo que estas não
são prática corrente nos jardins-de-infância pareceu-nos oportuno
abordar a problemática das actividades experimentais na educação
pré-escolar.
As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997) advogam
uma abordagem integradora das três áreas de conteúdo (“Conhecimento do
Mundo”, “Expressão e Comunicação” e “Formação Pessoal e Social”).
Através das expressões a criança explora as possibilidades e limitações
do seu corpo, as relações com o espaço e com os objectos;
as capacidades
manipulativas; no domínio da linguagem, desenvolve o vocabulário e a
capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da matemática,
desenvolve o sentido da precisão e do rigor, as capacidades de
classificação, seriação, medição e cálculo; o pensamento
lógico-matemático quando se estabelecem relações de causa-efeito.
A área de Formação Pessoal e Social proporciona oportunidades da criança
se situar na relação consigo própria, com os outros e com o meio
físico, favorecendo a aquisição de espírito crítico e a interiorização
de valores espirituais, estéticos, morais e cívicos, essenciais para a
formação de cidadãos autónomos, conscientes, participativos e
solidários. A educação para a cidadania pressupõe conhecimentos e
atitudes que poderão ser abordados em temas transversais que se
relacionam directamente com o Conhecimento do Mundo, tais como: a
educação para a saúde, a educação ambiental, a educação para a prevenção
de acidentes, a educação do consumidor, a educação multicultural. "
in A ciência experimental no jardim-de-infância - Isabel Fialho (2007) | |
Muito interessantes estas iniciativas, o Gonçalo adorou. E este fim-de-semana, quando viu representadas as mesmas experiências no "Há Festa no Parque", em Setúbal, fez questão de me ensinar como realizá-las.
ResponderEliminarObrigada e Beijinhos,
Patrícia Alverca